quinta-feira, 31 de maio de 2012

__________------------

Ontem pulei, mais uma vez, até à aula do outro turno para trabalhar, mas o plano não correu bem, e não pudemos fazer nada porque o computador onde temos o projecto estava a ser usado. Mas, boas notícias, a professora talvez face ao meu desespero decidiu que o projecto seria para entregar segunda-feira dia 4 de Junho, e não quinta-feira (o que seria hoje) Hoje correu bem melhor! 
Voltando a terça-feira, lembrei-me agora que não foi uma tarefa fácil arranjar o som, tanto pela diversidade das músicas que foram seleccionadas, como pela quantidade - ainda são quatro faixas diferentes - foi preciso recorrer a inúmeros fades para tornar a banda sonora una, dando o tom pretendido às cenas. Foi no entanto, bastante interessante trabalhar esse nível. Quanto ao dia de hoje, eu e a Mariana Anjos estivemos a rever pontos ainda a assentar - tempos, mudança de cenas e planos que precisavam de ser sincronizados. Tivemos, já na recta final da aula, alguns problemas técnicos com o computador que parecia não responder ao que lhe era solicitado e assim, abandonámos a aula por volta das cinco e picos da tarde.
Amanhã será o tudo por tudo para incluir a voz do velhote Manel, acertar toda a curta e finalmente fazer o render dando por completo o famoso projecto.  

terça-feira, 29 de maio de 2012

inspira, expira, respira,

Ontem a aula teve finalmente indícios de trabalho de edição como deve ser! Houve as já habituais frustrações de quem não se presta a entender alguma coisa de jeito em tecnologias - não conseguir abrir trabalho que se fez em casa, caprichos à la sony vegas. A Quion a tratar dos aspectos do guião, eu e a Mariana Anjos a tratarmos da curta. Levei trabalho para casa, claro está e adiantei-me, tendo em conta que já tinha metade do filme na escola, editei a pensar na continuação e consegui a incrível proeza de na aula de hoje, do outro turno- que nunca sei se é o A se o B - juntar os dois. Valeu uma dancinha da vitória que me deixou nas aulas até mais tarde. Dou por encerrado este post um pouco mais idiota hoje, com a promessa de voltar amanhã. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

tentativas de instalar o sony vegas a falharrrr. e nós a precisar de trabalharrr. A Quion está a fazer o guião, de acordo com as coisas que temos discutindo sobre o assunto, fala-se de algumas músicas que pensamos que podem resultar.

corridas

Enquanto espero que o download do Sony Vegas acabe de descarregar, vou lançar-me ao que se tem passado. Por sermos um grupo de raparigas que não percebe nada destas coisas das tecnologias, temos que nos começar a desdobrar entre tentativas, tutoriais e pequenas explicações, tudo para nos ajudar a editar da melhor forma possível o nosso querido projecto. Foi o que aconteceu na semana passada, nas aulas de quinta e sexta-feira, tentativas de experimentar tudo quanto era possível fazer aos nossos vídeos, por mera intuição. E foi o que voltou a acontecer ontem, depois de uma corrida-assalto à aula do outro turno, em que passei tudo quanto à nossa curta competia para o meu disco externo, de modo a poder trabalhar na descoberta do programa em casa. Embora tenha tido alguns problemas, uns que já se resolveram, outros que ainda tenho em mãos, não é de todo impossível realizarmos este projecto com qualidade. Já me posso dizer hoje uma pseudo-pseudo-pseudo-editora com muita vontade de ver frutos disto. Vamos ver como corre e torcer pelo melhor! 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sexta-feira, hoje , dias de finalmente começar a alinhar os nossos vídeos no sony vegas. Na semana passada a mariana anjosfilmou também algumas cenas do metro em movimento

quinta-feira, 17 de maio de 2012

lisbon night out

Na Segunda-feira passada, por volta das 21h até perto da meia-noite e um quarto, eu e a Rita Quion dirigimo-nos mais uma vez para o Adamastor, Bairro Alto e Miradouro de S.Pedro de Alcantara para captar cenas com o nosso actor que interpreta o personagem de jovem Manuel. O conteúdo destas cenas mostra a postura de Manuel, vagueando sozinho pelas ruas de Lisboa, na mais solitária existência quando tudo o que o rodeia é um mundo tão absurdamente constante em movimento. Planos médios, grandes, close-ups, de detalhe, e um 360º misturam-se compondo o peso da irrequieta figura que o jovem representa. Quanto aos ângulos variámos, mais uma vez, entre frontal, lateral e traseiro.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

trabalhando

Quarta, Quinta e Sábado foram dias de filmagem de cenas. O pretendido era captar a essência da paisagem lisboeta e do inevitável movimento social que nela vive. Devido à combinação (prévia) estratégica dos sítios onde nos encontrávamos, foi-nos possível fazer planos variados da mesma realidade, através de pelo menos duas perspectivas distintas em que a distância teve um papel absolutamente fulcral . Assim, na quarta-feira estive no miradouro do Monte Agudo para captar todo o rol paisagistico que o local oferecia. O rio Tejo, o Cristo Rei, a ponte e toda a Lisboa que ali se consegue avistar. Na quinta-feira, aproveitando o tempo da aula de OMB que não se concretizou, o grupo reuniu-se na Baixa da cidade, sempre pronto a acertar detalhes. Em seguida, parte deste, eu e Rita Quion, respectivamente, dirigimo-nos  até ao Adamastor com o intuito de filmar o passeio que nos levou até lá, recolhendo a vida urbana que ali respirava. No sábado, cada uma de nós se dirigiu para um ponto especifico da cidade, a Rita ficou no Cristo Rei onde filmou mais uma vez a vista que dali se conseguia, para além de diversas cenas destinadas à visão e personaficação do nosso Mnel jovem. Enquanto isso, eu tratei de filmar a partir de dois pontos distintos - miradouro da Nossa Senhora do Monte e Cais do Sodré, passando também, de maneira consequente mas pensada, por filmar o Cristo Rei, em ambas as situações. Esta alternância de planos conjugados, em que a distância foi um elemento-chave en todas as perpectivas estudadas tem do nosso interesser enriquecer esteticamente e criar dinâmica ao nosso projecto. Estes dias preencheram tanto requisitos para o trailer como para a curta e claro, making of.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

mensagens de ânimo para o nosso projecto

mensagens de ânimo e compensação para o nosso projecto

update

Depois de uma semana em que estive doente, mais uma vez, volto aqui. Na passada terça-feira foi dia de filmagens, por volta das 19 horas, para a melhor qualidade de filme possível, filmámos dentro e fora de casa, respectivamente as cenas do ínicio e fim da nossa curta. Correu tudo bem, e o nosso actor, (Manel, 65 anos) mostrou-se super-profissional, o que são óptimas notícias! Amanhã será outro dia de filmagens, em princípio logo pela manhã com desejos de que corra tudo bem e conforme o pensado.